Palavra do Artista sobre "Balanço de Rede":

Inicialmente a idéia era fazer um projeto mais despojado, mais livre com uma intenção de ouvir algo como se estivesse na rua, algo dançante orgânico e que envolvesse.

 

A estética lírica utiliza muito das brincadeiras e dos sabores das palavras, aproveitando a percussividade das consoantes, utilizando diversas palavras e gírias do Nordeste.  (Uma vez que tenho familia na Paraiba e morei 8 anos em Alagoas).

As músicas englobam desde de temas pessoais a críticas metafóricas e histórias com cara de repente, além disso tento passar nas músicas uma idéia de leveza, claro que algumas possuem críticas, mas a idéia geral do disco é, principalmente, a de se ater as coisas boas e simples da vida, a importância do intuitivo, e tentar viver um pouco melhor aquem a forma e modo de vida acelerado e material que vivemos. Não por menos que o Título do Disco será "Balanço de Rede".

 

A cara brasileira, fica por conta dos ritmos como Coco, Embolada, Repente, Carimbó, Brega, Xote, Axé, Ijexá, misturados com elementos de outros ritmos como Afrobeat, Bolero, Alujah, Cumbia, Semba, Batuque, Funk, Soul, Reggae, D&B. 

 

As influências são, principalmente, os períodos entre 60 e 70 de Caetano e Gil misturado com Dominguinhos, Chico César, Jackson do Pandeiro e algumas coisas que estão rolando na música brasileira atual, como Baiana System, por exemplo.

 

A partir do momento inicial, convidei meu amigo baterista Daniel Conceição, baterista da Banda carioca AfroJazz (Black Rio, Dora Vergueiro, Leoni, Dani Carlos, Rogê)  para fazer parte do projeto, já sabendo da personalidade que ele poderia dar as músicas. 

Também convidei o Guitarrista Mig Martins do Conjunto Noites do Norte para dar um tempero de carimbó e guitarrada, misturada com todos os outros ritmos.

Para completar a banda convidei amigos que eu toquei junto em todo o período que vivi em Alagoas, Alex Campos para o Baixo e Pedro Soares para as Percussões, nos backing Vocals Júcélia Gomes e Shanassys Lins e os teclados, sintetizadores, violões e algumas percussões ficaram por minha conta.

Embora a concepção inicial tenha sido minha, todos os músico participaram ativamente da produção musical do disco e a sonoridade só atingiu o produto final graças ao esforço e profissionalismo de todos. As produções tiveram o apoio e produção executiva do Selo e equipe de amigos do Estúdio Sala Norte-AL.

 

No segundo semestre de 2016, após ensaios com Mig e Daniel no Rio de Janeiro, viajamos para Maceió, fizemos alguns ensaios com os músicos locais e gravamos por lá mesmo. As bases foram gravadas em novembro de 2016 ao vivo no Estúdio G (AL), para preservar o efeito orgânico que o som estava apresentando, bem como o sentimento e energia do momento. Gravações adicionais foram realizadas no Estúdio Sala Norte e as teclas eu gravei em casa mesmo. Gravações finais foram feitas em Cachoeira Paulista (SP), cidade onde resido atualmente.

O disco ainda conta com participações especiais de Milla do Acordeom (Acordeom), premiado como o melhor sanfoneiro do festival de Itaúnas de 2017, com o Guitarrista Hélio Duka, Jair Virgilio (Flauta) e do músico e dono do Estúdio Sala Norte, Diogo Rezende (Guitarra).

 

A mixagem ficou por conta de Renato Alscher do Corredor 5 (Roberta Sá, Marina Lima, Cidadão Quem) e a Masterização foi realizada por Carlos Freitas no Classic Music (Caetano Veloso, Tim Maia, Toquinho, Titãs, Djavan, Lenine, Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, João Gilberto).

Caê Mancini - Balanço de Rede (Ficha Técnica):

Teclados, Syntetizadores, Violão, Ganzá e Vozes: Caê Mancini

Bateria: Daniel Conceição

Baixo: Alex Campos

Guitarra: Miguel Martins

Percussão, Efeitos e Backing Vocals: Pedro Soares

Backing Vocals: Jucélia Gomez e Shanassys Lins

Coro em "Amor Valente": Alex Campos, Leonardo Bulhões, Vitor Caesar, Diogo Rezende, Pedro Soares e Caê Mancini

 

Composições: Caê Mancini

Concepção Artistica por: Caê Mancini e Diogo Rezende

Produção executiva por: Caê Mancini e Estúdio Sala Norte

Produção musical e arranjos por: Todos os músicos envolvidos no projeto

Preparação Vocal: Thamy Quintanilha

Concepção Gráfica e Design: Flávia Correia

 

Gravado entre Novembro de 2016 e Julho de 2017 por Jair Donato (Estúdio G -AL), Diogo Rezende (Estúdio Sala Norte - AL) Bruno Espíndola (Bruno Espíndola Estúdio -SP), Caê Mancini (Home Estúdio Caê Mancini - SP)

Edições: Jair Donato, Diogo Rezende, Bruno Espíndola, Caê Mancini e Renato Alsher

Edições de Voz: Renata Boury

Mixagem: Renato Alsher (Corredor 5 -RJ)

Masterização: Carlos Freitas (Classic Master - SP)

 

Agradecimentos: Estúdio Sala Norte, Diogo Rezende, Victor Caesar, Raphael Pires, Pedro Soares, Alex Campos, Daniel Conceição, Miguel Martins, Milla do Acordeon, Jair Virgílio, Helinho Duka, Jucélia Gomez, Shanassys Lins, Thamy Quintanilha, Jair Donato, Bruno Espíndola, Renato Alscher, Carlos Freitas, Flávia Correia, Mônica Mancini, Cléo Mancini, Carolina Jaguaribe, Maria Elisa Tourinho, Cícero Neto, Gerson Lopes, Leonardo Bulhões, Maurício Calmon, Danilo de Oliveira, Leon Miguel, André Mattos, André Bitto, Gabriel Gabriel, Marcelo Ceará, Nana Orlandi, Dudu Lacerda e Etnohaus.